quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Salvação "Lição 5"


Salvação "Lição  5"


Texto Áureo   -  E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.  At 2:21

Verdade Aplicada - A Salvação é a maior  dadiva  que Deus deu ao homem, mesmo o homem não sendo merecedor  de tal.
Objetivos da Lição   
·      Mostrar os aspectos  da Salvação.
·      Mostrar o Plano de Deus ao Homem.
·      Mostrar as atuações de Deus no plano da Salvação.
Leituras Complementares
Segunda                     Sf 3:17            
Terça                          Is 25:9
Quarta                        Sl 27:1
Quinta            Is 12:2
Sexta                          At 4:12
Sábado                   2º Pe 1:11          

Glossário                  
·      Salvação               =          Ato ou efeito de Salvar.
·      Heterogênea         =          Que é composto de partes de  natureza diferente.
·      Homogênea          =          Que consiste em partes ou elementos da mesma natureza.
                       
Hinos Sugeridos        169   -    425

__________________________________________________________________________________
IS 12:1 -  E DIRÁS naquele dia: Graças te dou, ó SENHOR, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas.
IS 12:2 -  Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação.
IS 12:3 -  E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação.
IS 12:4 -  E direis naquele dia: Dai graças ao SENHOR, invocai o seu nome, fazei notório os seus feitos entre os povos, contai quão excelso é o seu nome.
IS 12:5 -  Cantai ao SENHOR, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra.
IS 12:6 -  Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti
__________________________________________________________________________________

Esboço da Lição
Introdução
1          O SIGNIFICADO DA SALVAÇÃO          
a)         As Naturezas de Deus e do Homem   
b)         O Amor e a Santidade de Deus
c)         A Bondade, A Graça, e a Misericórdia de Deus.
2          O PROPOSITO DE DEUS
a)         O Propósito de Deus na Natureza Humana
b)         O Propósito de Deus nas Escrituras
c)           O Extensão da Obra da Salvação
3          OS MÉTODOS DE DEUS  
a)         No Passado
b)         No Presente
c)         No Futuro
4          A OBRA DE CRISTO NA SALVAÇÃO
a)         A Humilhação
b)         O Sacrifício
c)         A Vitoria
Conclusão

Introdução -   A  salvação é recebida através do arrependimento, dos pecados diante de Deus, e da fé em Jesus Cristo. Pela lavagem da regeneração e da renovação do  Espirito Santo de Deus, o homem é justificado pela graça, mediante a fé, tornando-se herdeiro de Deus, de conformidade com a vida eterna.   


1          O SIGNIFICADO DA SALVAÇÃO                      

Seria  difícil  explicar  o significado da salvação sem frisar-mos o Antigo Testamento (Sl 39:8), quando descobriremos, nas ações (Jz 3:9)  e  palavras Divinas (Is 43:11-12), a natureza redentora de Deus (Jr 17:14-18. Quando entenderemos pelas palavras dos  profetas as suas predições sobre aquEle que estava para vir afim de concluir o plano de Deus. Deus usou métodos tanto no passado presente e usara no futuro. Deus sempre teve seus representantes para anunciar a Salvação. Mais os obstáculos eram tão grandes, que sempre carecia da ajuda do próprio Deus.
Quando lemos em  -  E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gn 3:15  A promessa de Deus era que levantaria um ( alguém) forte capaz de vencer o pecado, a palavra de Jesus na cruz “Esta tudo consumado” Jo 19:30 depois confirmada pelo escritor aos Hebreus 5:9 Jesus simplesmente falava. Eu venci o diabo o mundo e o pecado, Jo 16:33

a)         As Naturezas de Deus e do Homem

Uma das evidencias anunciada pela Palavra de Deus  é que ela mostra um Deus Salvador e redentor, 2º Sm 22:3 . Deus livrou o seu povo de todas as aflições não deixando  de destacar os inimigos nacionais e individuais  Sl 18:4. Todas as pessoas precisam de um Salvador, pois o homem não pode salvar a si mesmo Lc 17:33. E este Salvador é Jesus  Jo 12:47. Assim como o  Deus tem a natureza salvadora em Jesus, o homem discorre uma vida pecaminosa iniciando com o primeiro casal se cobrindo e escondendo de Deus  Gn 3, O homicida  Caim Gn 4,  até os fatos do Ap 20.
A natureza salvadora de Deus tem tido uma evidencia na obra salvadora No diário de Anne Frank ela cita uma das palavras mais comuns ouvidas ate nos dias de hoje “A humanidade precisa de educação, e não de Salvação” A humanidade precisa  A) Salvação da morte Mt 8:25.  B) Das enfermidades   Mt 9:22. C) Da possessão demoníaca  Lc 8:26 D) E principalmente da morte Espiritual 1º Co 1:21.

b)         O Amor e a Santidade de Deus

Deus é Santo, mas o homem é ímpio quimicamente falando é uma mistura heterogênea, seria impossível misturar o óleo e a água. Jesus morreu por nos sendo nos ainda ( preste atenção ainda ) pecadores Rm 5:8 Pelo amor  de Deus entregamos nossos pecados a Jesus Rm 4:25. A Santidade de Deus abrange tanto o Novo quanto o Antigo Testamento Js 24:19. Lc 1:49. Pelo seu grande amor ele não justifica o ímpio  Ex  23:7. Deus é imparcial na justificação Pv 17:15. Por seu grande amor ele tem tido compaixão da raça humana, mesmo por um tempo ter deixado que o crescimento da ignorância humana a respeito da idolatria, mas Deus quer     que todos se arrependam, At 17;29-30
O amor de Deus e algo imensurável, se lembramos dos sofrimentos de Jesus na cruz do calvário, e Deus ficou impassivo aos fatos, tudo isso foi por amor ao homem Jo 3:16, Diz a Palavra que Deus deu seu filho. Quando damos algo a alguém, essa pessoa tem o domínio sobre o bem adquirido, Deus  deu seu filho em favor dos homens, Por isso Deus ficou de mão amarradas quanto aos sofrimentos de Jesus.   Jesus suportou a cruz, para a felicidade nossa. Por isso Ele julgara o mundo com equidade Sl 89:9. Não aceitara propinas, pois nada se iguala a sua morte de cruz Dt 10:17.

c)          A Bondade, A Graça, e a Misericórdia de Deus.

A mensagem da Salvação deve ser encarada pelo homem  com santidade, retidão, 1) A bondade de Deus   a1)  Deus é Bom Sl 34:8, Sl 100:5, b1)  Deus é abençoador  Sl 119:68, c1) Não quer que ninguém se perca  2º Pe 3:9. d1)  Deus é longânimo 2º Pe 3:15.  2) Sua Graça. a2)  Para os dons 1º Pe 4:10. b2)  A graça na revelação 1º Pe 1:13. c2) Graça de chegar ao trono Hb 4:16. d2)  A graça para a Salvação Tt 2:11. Sem deixar de falar na Misericórdia de Deus  3) Misericórdia para  a3) Misericórdia por Maria  Lc 1:48. b3)  Misericórdia para os que o temem Lc 1:50. c3)            A misericórdia para a Salvação  Lc 1:72 .
Sem estes  fatores primordiais  em hipótese  alguma poderíamos ter a Salvação, agora veja bem se algum homem tem estas virtudes, Deus sendo onipotente pode dar ao homem o direito de ser salvo, mas através de Jesus temos o direito de ser chamados filhos, não só filhos mas também herdeiros Rm  8:16 -17. A obra salvadora foi realizada por Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, mas o decreto foi de Deus Pai.

2        O PROPOSITO  DE DEUS  

Somente podemos entender os planos  e métodos de Deus para a salvação ( Rm 13:11) através de um estudo detalhado das escrituras 2º Tm 3:15. A salvação é a grande obra espiritual de Deus com relação ao homem Fp 1:19. Através de sua presciência, Deus tinha plena consciência de que o homem haveria de cair em pecado, antes mesmo da criação Deus já sabia Is 43:10, Mesmo assim Deus não mudou seus propósitos fez o homem e deu-lhe  responsabilidade e deveres. Ef 1:4.
A uniciencia de Deus seria uma arma poderosa para ele simplesmente parar com o mundo; vejamos, 1)  Criou o homem o homem pecou; 2) Criou os anjos os anjos foram lançados para baixo. 3) Criou as nações, as mesmas estão se acabando através das guerras. 4) A natureza, a mesma esta sendo consumida pelas produtos químicos. 5) deu inteligência para o homem, o homem não sabe usar. Ora vejamos bem   era só Deus   não ter criado, tinha evitado dessabores. Pois Ela já de antemão sabia todos os resultados. Mais Deus é misericordioso e principalmente Ele que o homem se salve.

a)          O Propósito de Deus na Natureza Humana

Quando o homem pecou  ocasionou a perda de sua inocência e santidade ( Jó 31:33)  mas isso não o privou de todo conhecimento espiritual,  1º Tm 2:14. Deus tem providenciado para eu esse conhecimento nunca acabasse,  Rm 1:20. O propósito de Deus e que o homem chegue ao conhecimento da Salvação . Mais somente pode entender e chegar ao conhecimento da Salvação quem conhecer e quer se livrar do julgo do pecado.
Note bem a historia tanto secular como os fatos narrados pela Bíblia Sagrada mostra-nos que as mais diversas nações tinham seus deuses e praticavam sacrifícios para eles, mais em  nenhuma vez mostra que os  deuses tinha compaixão do povo, Os sacrifícios eram uma forma de apaziguarem os deuses quantos sacrifícios a Baal, mais Baal nunca ouviu, mesmo nos nossos dias quantos sacrifícios em vão.


b)         O Propósito de Deus nas Escrituras

Sabendo que o Novo testamento é  o comprimento do Antigo. Temos que voltar ao Antigo para entender o propósito de Deus Gn 3:15.  É Deus quem determina as coisas Ele espalha Ele ajunta.  Dt 30:3. Deus tem propósito somente com aquilo que ele ama Gn 4:4. Caim trouxe uma oferta sem fundamento, pois ele irou-se profundamente . Quando Deus deu  ao povo de Israel a tábua da lei era um propósito de fidelidade mutuo que ambos firmaram mais Israel não cumpriu. Deus enviou os profetas, os Sacerdotes, Reis, Juízes,   e hoje temos a Igreja.
Deus nunca  deixou seu propósito cair por terra no fase intertestamentaria quando o povo ficou sem profeta durante aproximadamente 400 anos, não foi porque Deus havia deixado de olhar para a humanidade, mas era uma preparação para o recebimento do Messias, o povo estava sedento das coisas de Deus, mesmo assim Deus enviou João Batista primeiro Mc 1:2 Ele veio como anjo do Senhor, a Igreja através dos irmão Lavados e remidos pelo Sangue de Cristo são Anjos de Deus a serviço da Salvação.         

c)         O Extensão da Obra da Salvação  

Existe uma duvida entre os cristãos sobre a extensão da obra da Salvação, A bíblia nos diz que todo que crê Jo 3:15 . Somente temos vida por Jesus Jo 6:33. É uma promessa universal At 2:21, At 3:21. Por isso que defendemos que o sacrifício de Jesus foi genérico, Jo 10:11, Jesus morreu por todos mais todos que reconhecem o sacrifício de Jesus tem que chegar-se a Ele  Rm 5:18.  Não há distinção de pessoas, raças, ou posição social,  Cl 3:11. É somente Crer  Mc 16:15-16.
A obra da salvação não pode ser  restringida a determinada camada da sociedade, pois o sacrifício vicário de Jesus foi para todos. At 14:24 Jesus fala meu sangue que é por muitos derramados, simplesmente ele estava desvinculando os que crêem  e não crêem na obra salvitica do Senhor. 1º Jo 2:1 este advogado é somente para quem o constituiu.

3          OS MÉTODOS DE DEUS

Deus tem um só plano de Salvação, isso não quer dizer que Deus age de um só modo Hb 1:1, ou seja Deus tem um só plano dentro deste plano existe vários métodos. Vejamos um exemplo O cordeiro de Deus era conhecido com efeito antes da fundação do mundo, porem manifestado no fim dos tempos 1º Pe 1:20. Para  Eva a solução da separação do homem com Deus estava resolvida no nascimento de Caim ela disse “Adquiri um varão do Senhor” Gn 4:1 Puro engano Caim tornou-se mais tarde um assassino. Os métodos de Deus não poderiam vir imediatamente quando lemos;  “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,”  Gl 4:4 .
Os métodos não quer dizer único método, O plano é um só mas os métodos são as estratégias de Deus. E Deus usa o  que, e quando Ele quiser. Não é o homem quem determina para Deus mais é o inverso Deus quem determina para o homem, O aguardo do tempo  de preparação tinha um tríplice objetivo vejamos 1) Revelar ao homem a verdadeira natureza do pecado e a grande depravação em que a raça humana havia caído. 2) Revelar a verdadeira incapacidade  de preservar ou obter de novo um conhecimento adequado a Deus ou livrar-se do pecado através de filosofia e de arte. 3) Ensinar que o verdadeiro perdão somente são possíveis através do ato substitutivo.
           
a)         No Passado.

Deus não muda, mas seus métodos freqüentemente os fazem. Deus colocou nossos pais, lá no jardim do Edem  Gn  2:15. Um lugar perfeito. Deus tomou todas as providencias para a felicidade do homem. Mas ao submeter ao mais simples testes, o homem caiu. Como consequência ambos Homem e mulher tornaram-se culpados perante Deus.  Deus providenciou uma salvação ao homem caído. Foram dessa maneira as alianças ( Aliança significa pacto, conserto;  entre Homem e Homem ou entre Homem e Deus ) São oito a saber Aliança;  Edemica  Gn 2:16, Adâmica Gn 3:15, Noética Gn 9:16, Abraâmica Gn 12:2, Mosaica  Ex 19:5,   Palestiniana  Dt 30:3,  Davídica  II Sm 7:16,  e a Nova Aliança  Hb 8:8.
É bom saber  que  Deus sempre agiu para a recuperação do homem caído mais é bom entendermos que para cada época existiu um método apropriado. No período antediluviano Deus deu a oportunidade para que o homem fosse levado de volta a Deus através de sua consciência. A Palavra de Deus nos diz que Caim foi um assassino mas Deus teve piedade através da descendência de Sete, com o passar dos tempos casaram entre si houve a mistificação. Trazendo desagrado a Deus. Em todos estes métodos ou épocas o homem sempre decepcionou a Deus,
  
b)         No Presente.

Um método totalmente  mudado teve por consequencia o presente 1º Co 1:30. O período da Igreja. Foi uma nova sistemática  ou seja Deus  usando seu filho como o Salvador. O método usado foi pela morte de Jesus foi expiado os pecados dos Crentes do Velho Testamento Hb 11:37-39  Bem como os crente do Novo Testamento Rm 3:21-26. Deus agora oferece Salvação através do  seu Filho Hb 11:40.  Antes dessa epoca o plano da salvação era um plano obscuro. Mas  hoje é um plano claro e evidente para qualquer pessoa que queira conhece-lo. Somente é exigido que  a pecador aceite o que Deus providenciou em Cristo. Se o homem aceitar  pela fé  a oferta da vida ele é nascido de novo  Jo 3:16.
O  Espirito Santo  vai trabalhando na vida do homem de maneira que  o seu trabalho provoque a regeneração no intimo do homem. E o mesmo espirito aperfeiçoe a santidade na vida do crente. Isso não quer dizer que o homem responde prontamente ao convite da salvação. Muitas vezes demora muito tempo para entender o que Deus que em nossa vida, Isso é Bíblico que no final dos tempos muitos vão deixar a fé. Este fato esta ocorrendo a passos largos em nossos dias.

c)         No Futuro.

No futuro Deus  tem prometido uma melhor mudança para o período do reino  Cristo deve reinar em todos as áreas nas quais o pecado entrou. Ele já veio uma vez, mas o povo não lhe Deus ouvidos Jo 1:11. Mas Jesus vira novamente e desta ves vai assumir o controle de tudo Ap 11:15,  pela forca. Israel será o centro desse reino. Esse período vai começar com um mundo convertido. Muitas pessoas vão nascer no milênio, mas nem todos serão convertidos. Não é o reinado que vai fazer o mundo ficar justo. Mas somente  a graça de Deus pode fazer um reboliço no coração individualmente do homem.
A salvação vai haver no futuro como ouve no passado e esta havendo no presente, somente a atuação de Deus tem tido métodos para cada momento. No Armagedom o Senhor vai julgar as nações que vieram contra Ele , acorrentara a Satanás, Apenas os  Salvos da terra  serão deixados para irem ao reino. Todas as nações viram adorar no Monte Sião. Será uma epoca de muitos decisões mais nem todos serão verdadeiros crentes.


4          A OBRA DE CRISTO NA SALVAÇÃO  

A obra de Cristo é a coluna central do plano de Deus para a redenção Lc 21:38. É o eixo central no qual gira todo o sistema Lc 2:28. A obra de Cristo não se restringe  somente a oferta sacrificial de Jesus. A obra  de Jesus aqui na terra  é um fator tão bem detalhado que desde a escolha de seu nome tinha que ser um nome propicio para tal Mt 1:21. Mas isso já estava no plano de Deus Is 49:6. A promessa de Deus era para que um só Deus  pudesse ser o Salvador,  Os 13:4. Jesus veio para buscar e Salvar os que haviam perdidos,   Lc 19:10.  A obra salvadora é evidenciada em Jesus  1º Tm 1:15 
A obra de Cristo para a Salvação tem que passar pelo sacrifício o escritor aos Hebreus nos fala de um melhor sacrifício  Hb 10:1-14. Ou seja o sacrifício perfeito, O sacrifício esta presente em quase todas as culturas, mais o Sacrifício perfeito somente esta imbuído no verdadeiro Cristão através de Jesus Cristo. Desde os tempos[os passados o sacrifício jamais deixou de ser  deixado de lado mas sempre esta presente. Isso não muda na vida do crente. Hb 9:22 diz que quase  todas as coisas se purificam com o sangue   Hb 9:22. Mas sem sangue não há remissão de pecados. O sangue de Jesus Cristo vertido lá no calvário.

a)         A  Humilhação

Jesus foi humilhado, primeiro ele teve de renunciar  Fp  2:7-8 Renunciou a sua majestade sendo martirizado não recebendo o justo direito de nobreza superior, pois era nobre do céu. Uma das mis humilhantes formas foi Jesus se humanizar pois o homem representava o fracasso, o pecado mais Cristo se fez pecado por nos 2º Co 5:21.  Foi tentado por nos  Hb 4:15  Ele se tornou legalmente responsável por nossos pecados  sujeitos a maldição da lei  Gl 4:4 Deus o enviou.
Quando Jesus foi crucificado imagine o irmão a duvida cruel que se passou na cabeça dos seus seguidores, “se ele tem poder porque se sujeita a uma morte tão horrenda”  Isso ate nos dias de hoje tem feito de determinados irmãos um fator para humilhação “se ele é crente e Deus é tão poderoso como ele diz porque ele esta neste estado”  Mas nos ainda somos merecedores e Jesus que era foi e continua a ser Santo!

b)         O Sacrifício

E importante frisar a palavra o sacrifício. Vejamos No Antigo Testamento, Deus queria sacrifício de Israel  Ex 29:28. Na páscoa lembramos da figura do cordeiro Ex 12:1-13. Quando no antigo testamento se colocava as mãos no sacrifício significava ( isso é Meu sacrifício)  isso é ( ele esta sendo sacrificado em meu lugar). Hoje a conotação mudou Jo 1:29 Cristo é o cordeiro.  Is 53:7 diz Como um cordeiro . Jesus foi sacrificado por nos .
O sacrifício de Jesus não é chamado sacrifício simplesmente porque ele foi morto em nosso lugar mais vejamos alguns aspectos 1)  Morava nos lugares ,celestiais, teve que renunciar. 2) Era príncipe no céus. Veio  como um qualquer na terra. 3) Vivia no paraíso, Teve que trabalhar para se sustentar, 4) Tinha vida literalmente falando eterna no céu , teve que experimentar a morte, etc. e tantos outros mais. Foi um sacrifício não só pela morte mais pela vida pela existência.


c)   A  Vitoria

O profeta Isaias descreveu com uma veracidade tremenda a vitoria de Jesus Is 53:11 . Quando todos pensaram que Jesus havia se acabado, acabou o mito;  foi ai que ele cresceu Mt 16:18 . Jesus desceu o hades  Ef 4:9 venceu. Tinha a carne mortificada mas o espirito vivificado 1º Pe 3:18, Pregou ate aos espíritos em prisão 1º Pe 3:19, Jesus foi conquistando vitoria e a maior vitoria  foi a salvação minha e a sua caro estudante da Palavra de Deus.
Não queremos dizer que a vitoria de Jesus foi somente após a sua morte mais quero destacar alguns trechos. Em vida Jesus teve as maiores vitorias que um homem pode desejar ou vejamos. Contra o diabo, na tentação, Na cura dos paralíticos, dos cegos. Nas ressurreições, no endemoniado de Gadara, e principalmente na morte de cruz e na ressurreição, Jesus é um eterno vencedor, a Igreja e vencedora e os crentes vencem também por Jesus.
 

CONCLUSÃO
                                   A evidencia interior da salvação é o testemunho direto do  espirito Rm 8:16 -  “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”.  A evidencia externa  da salvação a todos os homens, é  uma vida de retidão e de verdadeira santidade. Ef 4:24 -  “E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade”.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário