sexta-feira, 14 de março de 2014

Justificação “Lição 8”




Justificação “Lição 8”

 

TEXTO ÁUREO : -  Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;  Rm 5:1

Verdade Aplicada :   Somente um Deus justo e Santo poderia operar milagrosamente no homem através da justificação para beneficiar a todos que aceitarem a salvação por meio  de Nosso Senhor Jesus Cristo .



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Rm 3:20 -       Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
Rm 3:21 -       Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
Rm 3:22 -       Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
Rm 3:23 -       Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Rm 3:24 -       Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Rm3:25 -        Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
Rm 3:26  -  Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.     . ___________________________________________________________________________


Introdução:  A justificação é um ato judicial de Deus, no qual Ele declara com base na justiça divina  que todas as  reivindicações  são satisfeitas com vista  do pecador. Nenhum juiz tem o direito  de condenar o inocente ou  de inocentar o culpado. Para que a justiça seja exercida  o julgamento de vê ser  baseado com os princípios  da lei. 

1          O CONCEITO DA JUSTIFICAÇÃO

Com o pecado entrando no mundo Rm 5:12. Sendo o homem por isso  sentenciado por Deus Ez 18:4. Fatalmente não teríamos nenhuma pessoa que poderia ser salva Rm 3:10. Tudo que Deus fala é decreto tem que se cumprir, Js 21:45. Isso em todos os sentidos, pois Deus sendo soberano não fala aquilo que não pode cumprir, ou seja Deus cumpre tudo o que fala. Para haver uma reatação entre o homem e Deus tinha que haver a justificação.
A palavra justificar vem do hebraico “hitsdik” quer dizer ( declarar juridicamente que o estado de uma pessoa  esta em harmonia com as exigências da lei ). Se tudo que Deus falou é lei todos os homens estão condenados por seus pecados. Por isso é necessário a justificação da parte de Deus para que reate novamente o direito do homem, consequentemente ele é justificado dos seus delitos e pecados.

a)         A Definição da Justificação

O homem mesmo  regenerado e convertido, a culpa do pecado permanece nele. Rm 5:12. Por natureza o homem não só é filho do mal , mas também é um transgressor, Tt 3:3. Mas  éramos ímpios ( não Santos ) Rm 5:6, era necessário uma reversão da sentença ditada por Deus . A justificação pode ser definida como o ato de Deus pelo qual  Ele declara justo aquele que crê em Jesus Cristo  Mc 16:16.
Deus condenou o homem conforme já estudamos na lição Pecado e Salvação, agora o homem esta sendo absolvido, da culpa do pecado que recai sobre ele, Mesmo Jesus se fazendo pecado por nos não dá direito do homem se justificar ele precisa aceitar a obra redentora de Jesus Cristo, para que Deus lhe de o direita da justificação.

b)         O Obra Da Justificação

A justificação é um ato soberano declarado por Deus Rm 3:24. Ela traz novamente a paz com Deus Rm 5:1, anteriormente perdida Is 59:2.  A obra da justificação remove a culpa do pecado, e principalmente restaura os direitos do homem, através da obra Salvadora  Is 61:1.  Da direitos filiais ao homem  Gl 3:8 . Sendo Abraão pai de uma nos é restaurado o direito a herança de Deus.
A obra justificadora  ela devolve, pois o homem havia perdido  com o pecado, na criação Deus fez o homem perfeito, sem nenhum defeito, mas vindo o pecado deteriorou  a criação de Deus. Não era um fator simplesmente de salvação que o homem necessitava mas ser liberto da pena do pecado. O condenado a morte pode ser livre da condenação ( da Morte ) mas isso não quer dizer que ele esta livre da culpa.

c)          Onde Se Dá a Justificação

A justificação se procede fora do pecador, no tribunal de Deus Sl 9:4  9:7. Isso não quer dizer que a justificação mude o caráter do homem Rm 3:26, o homem tem de dar demonstração. A justificação  acontece uma única vez, Is 32:17.  Não se repete Jo 16:33 Não um processo gradativo, Ef 2:14. Ela da firmeza  Rm 5:2.
A  ação da justificação é algo que não é palpável pelo homem através de nossa comunhão com Deus  temos de  sentir libertos da pena que vinha nos atormentado, esta pena é ela quem nos faz chegar a Deus através de Jesus. A culpabilidade faz o homem sentir necessidade de chegar-se ao Salvador Lc. 23:39-43.

2          A JUSTIFICAÇÃO  TRAZ  PAZ

A palavra paz no hebraico  significa “shalon” ou seja harmonia ,  bem estar, Quando Adão, notou sua nudez, ele estava perdendo a paz interior  Gn 3:8.  A culpa era uma maneira de se justificarem, imediatamente jogou sobre Eva 3:12. Todos tem razão perante a si próprio, Mas somente Deus é o justificador. 
Assim como todo o ser humano que esta em divida com a sociedade tem como objetivo ficar livre da culpa, o homem também tem uma vontade positiva não  efêmera de voltar a reatar com Deus. Desde os tempos de Adão note bem que tivemos vários homens procurando a justiça .  

a)         Jesus a Paz

Antes do nascimento de Jesus os profetas já falavam da paz,  Is 9:6-7. O profeta Miqueias  no cap. 5:5  disse “E este será nossa paz.” Não frisou a paz de todos os homens isso é condicional. Ez 34:25  seria novo concerto. No nascimento de Jesus o Anjo foi taxativo Lc. 2:14 a paz é para os homens de boa vontade.
O mundo não conhece a paz de Jesus pois não são justificados e vivem num conflito interno, mas os salvos na essência da palavra não só conhecem como são participantes da paz .Isso é automático, pois no momento da nossa opção pela obra salvadora, nós sentimos um alivio interior.

b)         Justificados No Presente Passado e Futuro

Quando somos justificados, não quer dizer; justificação parcial, Rm 8:1. Uma vez justificado no presente, somos justificados dos pecados passados Rm 8:32-33. e futuros 1º Jo 2:1, sendo um advogado justo. Por isso somos evolvidos por  uma remoção total  Is 44:22. Isso não quer dizer que os crentes não peque 1º Jo 1:8. Mas somos libertos  Tg 3:2, como não somos poderosos, temos de apelar para Jesus.
Através da regeneração e da santificação  somos adotados por Deus como filhos. Na condição de filhos não podemos ser herdeiros com um estado de culpa imputado em nos. Através da justificação no passado nossos pecados mesmos aqueles que não lembramos mais,  são libertos. No presente;  dos pecados ainda que estão fluido em nossas mentes, no futuro dos pecados que ainda há de vir.

c)          Da o Direito da Vida Eterna

Quando o homem pecou perdeu o direito a arvore da vida Gn 2:16. Essa arvore foi literal pois Deus ordenara para que se comesse de todos os frutos menos o da ciência Gn 2:17. Com isso intendemos que o homem foi feito infinito. Com a expulsão do jardim perdeu o acesso também  a arvore da vida, portanto tornou-se  finito. Com a justificação voltou a ter os direitos recuperados Gl 4:6, direito da vida eterna.
É bom saber que é Deus quem nos justifica Rm 4:25, Através da morte e ressurreição de Jesus, O homem teve três  estado 1º O Primitivo quando da criação estava em uma condição pura, vivendo com Deus no Jardim, mesmo estado de Lucifer, 2º  Com o pecado foi expulso do jardim, Lucifer foi derribado do alto. 3º Este estado pode ser dividido em dois a) para a salvação,  b) para a condenação.
   
3          COMO OCORRE A JUSTIFICAÇÃO NO CRENTE 

É vista por dois ângulos 1º Não  é por boas obras de nossa parte Gl 2:21, “Cristo morreu debalde” se a justiça provem  da obediência 1 à  lei. Quem esta procurando se justificado mediante  a lei, esta sujeito a maldição Gl 3:10, foi “separado de Cristo” e “caiu na graça” Gl 5:4. Não existe mais ou menos justificados, o tempo de crente não nos da estabilidade. 2) É pelo Evangelho que encontramos a verdade sobre a justificação. A qual origina-se na graça  Rm 3:24. Fundamentada no sangue derramado na cruz  Rm 5:19.
O cristão tem que receber a justificação mediante a fé, isso não quer dizer que temos que ter mais ou menos fé para receber, pois é um ato unitário de Deus ao homem. A fé não é fundamentada na justificação, Para receber a justificação devemos estar com as mãos estendidas. Pois  é reconhecimento de Deus.


a)         A Justificação Vem Pela Graça  

“Sendo pois justificados  pela graça” Rm 5:1. A graça (Rm 3:24), de Deus é um favor imerecido ao homem vindo da parte do Senhor Rm 5:21. Mas para alcançar temos que ter fé . Hb 11:6. “Sem fé é impossível agradar a Deus”. Para receber o favor de Deus temos de dar prova de fidelidade, pois o primeiro homem ( Adão ) não foi fiel com Deus, antes deu ouvido a vozes estranhas.
A graça é a resposta de Deus a necessidade do homem. Nascido neste mundo possuidor de uma natureza pecaminosa, e principalmente debaixo da maldição, O homem nasce morto espiritualmente falando. É evidente que o príncipe deste século continua a dominar o mundo. A necessidade do homem vai alem de suas próprias forcas.

b)         Era Uma Necessidade Desde a Antigüidade

Jó já perguntava pela justificação Jó 25:4, no intimo do patriarca já havia uma chama para ser justificado.  Isso também foi um desejo do Salmista,  Sl 143:2.  O pai Abraão teve como regra a fé, e por ela foi justificado, mesmo antes ( 14 anos ) de sua circuncisão Rm 4:1-3. A doutrina da Justificação no Novo Testamento  não foi uma novidade, pois os antigos lutaram por ela.
Era uma indigência insigne nos homens de Deus do Antigo Testamento, pois sentiam no seus corações,  uma penúria eminente de poder ser justificados. Um dos fatores era que Jó fazia sacrifícios por ele e por sua familia, era uma maneira de pedir a Deus que sua ira fosse aplacada.

c)          Justificados Pelo Sangue de Cristo

 “Tendo sido justificados pelo seu sangue”  Rm 5:9. A purificação somente pode ser completa através do sangue de Jesus Hb  9:22.  Isso já no Antigo Testamento  era lei.  As exigências de Deus para com o pecador foi completada em Jesus através de sua morte e ressurreição,  Rm 4:25.
 A obra salvadora de Jesus mesmo sendo descrita pelos profetas, fato este que Satanás sabia, quando Jesus morreu o inferno e todos os seus súditos alegraram grandemente, pois na cabeça do Diabo ele havia vencido o filho de Deus, fato este que ele sempre intentou. Mas com a ressurreição de Jesus Satanás não contava, isso provocou nossa vitoria.

4          A DIVISÃO DA JUSTIFICAÇÃO 

A  justificação mesmo sendo um ato distinto de Deus, e bom lembrar que fazem parte integrante três pessoas ,  O Pai, o Filho, e o pecador Rm 6:23. A)  O homem como carente “Porque o salário do pecado é a morte” a condenação é um fato preclaro.  B) A dádiva de Deus, “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna”,  C)  O canal que é Cristo “por Cristo Jesus nosso Senhor” .
A funcionalidade é como uma maquina todas a engrenagens tem que estar ligadas, e unidas entre si, Não pode haver falhas pois não pode ser unilateral. Deus o escape ao homem mas o homem por si só tem que saber escolher o caminho. Quando a justiça abre as portas do presidio ao condenado ele sai com suas próprias pernas não é julgado.

a)         A voluntariedade de Jesus

Jesus não foi induzido a obra justificadora 1º Pe 1:19-21. A promessa de Deus foi no eterno passado, mas Jesus já estava lá Jo 1:1. Mas a luz e a vida estava em Cristo Jo 1:4.  Jesus foi o autor de todas as coisas Cl 1:16-17, Paulo nos afirma que todas as coisas são através d’Ele  as visíveis e invisíveis.  Fp 2:6-7  “Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo,”.
O amor de Jesus ao pecador foi algo inigualável, somente podemos comparar ao amor de Deus, pois mesmo vivendo na glória eterna ele se fez homem, aceitou o sofrimento, ao ponto de chegar a morte afim de dar a vida ao pecador.

b)  A aceitação do Pai

“Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna”,  Rm 6:23. Deus não tinha obrigação de justificar o pecado do homem.  Mas Deus concordou em enviar Jesus ( seu filho Gl 4:4. O amor de Deus foi de imensurável grandeza na obra da Salvação Jo 3:16. Deus sempre sabe o que precisamos antes de pedir-mos a Ele Mt 6:8.
Sem a participação direta de Deus autorizando, ( enviando seu filho o plano da justificação e consequentemente todo o plano da Salvação não teria se concluído. Pois Jesus e o Pai estão afinados  entre si. Jo 14:9 -  Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

c)   A Decisão do Pecador

“Porque o salário do pecado é a morte”  Rm 6:23 . O plano esta em perfeita evidencia mais o homem tem que reconhecer a soberania do Pai e o sacrifício do Filho Hb 2:17-18 “fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.” Jesus aniquilou o pecado Hb 9:26.  Jesus é o caminho Jo 14:6   Existe o caminho mas o homem tem que  escolher  Mt 7:13 .
O homem esta na condição de destituído, morto para Deus, pelo pecado que é hereditário, mas Deus continua a dar a oportunidade para sermos justificados por Cristo, dizendo no palavreado jurídico, ( já é jurisprudência ) nenhum juiz pode ser contrario as leis divinas nem homem algum pode se justificar a si mesmo.

Conclusão.    
                        A justificação é o ato em Deus aceitar uma pessoa como justa a seus olhos. Deus perdoa os pecadores  que aceitam Jesus Cristo como seu legitimo Salvador, e trata-os como se nunca tivessem Pecado. 

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