ISAÍAS
53
Uma das maneiras de se saber
com certeza que uma profecia foi cumprida é quando a própria Bíblia atesta
isso. Cessa-se então a discussão acerca do seu cumprimento ou não, visto que se
a Bíblia falou tá falado.
Exemplos : - At 2:14-17: Então
se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos:
Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e
atentai nas minhas palavras. 15. Estes homens não estão embriagados, como vindes
pensando, sendo esta a terceira hora do sai. 16. Mas o que ocorre é o que foi
dito pelo profeta Joel: 17. E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que
derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas
profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; 18. Até
sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito
naqueles dias, e profetizarão.
Ninguém tem mais dúvidas de
que a profecia de Joel não precisa mais ser esperada, pois teve seu cumprimento
no Pentecostes, como a própria Bíblia atesta.
- Mt
1:20b-23: Apareceu um anjo do Senhor a José, em sonhos, e lhe disse: Filho de
Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do
Espírito Santo. 21. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque
Ele salvará o seu povo dos pecados deles. 22. Ora, tudo isso aconteceu, para
que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: 23. Eis
que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de
Emanuel ( que quer dizer: Deus conosco ).
- Mt
2:16-18: Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente, e
mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois
anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos.
17. Então se cumpriu o que fora dito, por intermédio do profeta Jeremias: 18.
Ouviu-se um clamor em Rama, pranto, choro e grande lamentação; era Raquel
chorando por seus filhos e inconsolável porque não mais existem.
1 QUEM deu crédito à nossa
pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?
JO 12:36-38 36 Estas coisas disse Jesus e,
retirando-se, escondeu-se deles. 37 E, ainda que tinha feito tantos sinais
diante deles, não criam nele; 38 Para que se cumprisse a palavra do profeta
Isaías, que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o
braço do Senhor?
BRAÇO: FORÇA, PODER
MÃO ENCOLHIDA Is 59:1 EIS que a mão do Senhor não está
encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder
ouvir.
IS 40:10 Eis que o Senhor Deus virá com poder e seu
braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e o seu salário
diante da sua face.
Ex 13:2: Lembrai-vos deste
mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o
Senhor vos tirou de lá.
Em algumas vezes Deus diz: ?
Com mão forte e braço estendido?.
?Braço estendido? do Senhor
significa seu poder sendo liberado em nosso benefício, enquanto ? mão
encolhida? dá a idéia de que Deus já não teria tanto poder assim. Ex. Is 50:2 :
?Acaso se encolheu tanto a minha mão que já não pode remir ou não há há força
em mim para livrar?
Em Lv 12:8, quando da
apresentação de uma criança no templo, os pais deveriam oferecer um carneiro,
mas se suas posses não permitissem, deveriam tomar duas rolas ou dois
pombinhos. Na versão corrigida, ao invés de ?suas posses não lhe permitirem?
tem: ? se sua mão não alcançar?.
2 Porque foi subindo como renovo perante ele, e como
raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele,
não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
A razão desse versículo começar com um ?porque? é
devido ao fato de ele vir respondendo à pergunta anterior: ?Quem creu em nossa
pregação??. E ele responde dizendo que uma planta que nasce numa terra
desértica não receberia crédito. Ninguém imaginaria que ela ?vingaria?. E Jesus
nasceu assim: numa manjedoura, de uma família pobre, em um país dominado pelos
romanos, em uma pequena cidade. ? Como raiz de uma terra seca?. Quem
acreditaria que Ele era o rei do universo, o Messias prometido? Daí o porquê da
pergunta: Quem creu em nossa pregação??.
IS 11:1 PORQUE brotará um rebento do tronco de Jessé,
e das suas raizes um renovo frutificará.
A insignificância da cidade onde Jesus foi criado fica
claro nessa expressão de Natanael:
Jo 1:45-4645 Filipe achou Natanael, e disse-lhe:
Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de
Nazaré, filho de José. 46 Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de
Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê
Não era de família nobre - não veio como rei - nasceu
numa manjedoura - nada que lembrasse um rei. ?Não havia nele boa aparência para
que o desejássemos? se refere a essa condição e não ao fato de Jesus ser feio
fisicamente, como muitos pensam.
Se Ele nascesse em uma família de nobres, mesmo se
fosse feio fisicamente, seria aplaudido como um rei. Seria desejado.
3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens,
homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens
escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
DESPREZADO 1 IS 49:7 Assim diz o Senhor, o Redentor de
Israel, o seu Santo, à alma desprezada, ao que a nação abomina, ao servo dos
que dominam: Os reis o verão, e se levantarão, como também os príncipes, e eles
diante de ti se inclinarão, por amor do Senhor, que é fiel, e do Santo de
Israel, que te escolheu.
Essa frase inicial refere-se
ao ministério terreno de Jesus, rejeitado pelos líderes judeus da sua época e
também pelo povo.
DESPREZADO 2 OU REJEITADO PELOS HOMENS
JO 1:10-11: 10 Estava no mundo, e o mundo foi feito
por ele, e o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o
receberam.
4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas
enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito,
ferido de Deus, e oprimido.
A parte ?a? desse versículo é a mais incompreendida e
mall interpretada desse capítulo, pois não se refere à cruz, mas ainda ao
ministério terreno de Jesus. Apesar disso, os neopentecostais costumam dizer:
?Na cruz Cristo carregou todas as nossas doenças, por isso não podemos aceitar
doenças em nós.? No entanto, como dissemos no início do texto, ninguém melhor
do que a Bíblia para se explicar. Em Mateus lemos o seguinte:
Mt 8: 14 - 17: 14 E Jesus, entrando em casa de Pedro,
viu a sogra deste acamada, e com febre. 15 E tocou-lhe na mão, e a febre a
deixou; e levantou-se, e serviu-os. 16 E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos
endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou
todos os que estavam enfermos; 17 Para que se cumprisse o que fora dito pelo
profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as
nossas doenças.
Esse texto se cumpriu no
ministério terreno de Jesus e não na cruz. Se eu duvidar disso, também poderei
duvidar que o Espírito Santo foi derramado no pentecostes ou que a virgem Maria
concebeu de fato Cristo, mesmo a Bíblia tendo dito que sim. Porei em xeque a
veracidade e confiabilidade das próprias Escrituras sagradas.
No entanto a bíblia diz que a
parte ?a? desse versículo se cumpriu quando Jesus andou por sobre a terra, e
não na cruz.
Com isso não estou dizendo que
Jesus não cure hoje. O nosso acesso a Deus foi garantido na cruz e isso nos
permite lançarmos sobre Ele todas as nossas angústias e recebermos dEle
resposta. Mas a ausência de sofrimento só alcançaremos no céu, quando ele
enxugará de nossos olhos toda lágrima.
Apenas estou dizendo que esse, que seria o único texto
das escrituras a dizer que Jesus levou as nossas doenças na cruz não se refere
à cruz, mas ao ministério de curas que Ele realizou na sua primeira vinda,
conforme afirma o evangelista Mateus.
Porém é interessante observar como o profeta Isaías já
antevia os inúmeros milagres que Jesus realizaria na terra.
5 Mas ele foi ferido por causa das nossas
transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz
a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
1. CRISTO MORREU PELOS NOSSOS PECADOS
I CO 15:3 3 Porque primeiramente vos entreguei o que
também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,
I Pd 3:1818 Porque também Cristo padeceu uma vez pelos
pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na
verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;
2- PAZ COM DEUS
É importante diferenciarmos a
PAZ COM DEUS da PAZ DE DEUS. Esse versículo fala da paz com deus, a paz que
alcançamos quando somos salvos e passamos de inimigos a amigos de Deus.
Rm 5:1; 8-10 1. TENDO sido, pois, justificados pela
fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo
8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que
Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. 9 Logo muito mais agora,
tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10
Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu
Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
Éramos inimigos de Deus ( como
israelenses e palestinos, por exemplo ) e passamos a ser amigos de Deus. Essa é
a PAZ COM DEUS. Essa é a paz a que esse texto se refere. Na cruz Cristo estava
reconciliando o mundo com Deus.
A PAZ DE DEUS é a paz que
sentimos, independente das circunstâncias, e que pode ser perdida todas as
vezes que pecamos contra Deus, e recuperada quando confessamos e recebemos
perdão. Essa é a PAZ DE DEUS que deve ser o ""árbitro em nossos
corações.
2. FOMOS SARADOS
O sentido de SARADOS neste texto é espiritual e não se
relaciona com doenças físicas. Podemos perceber isso pelo contexto imediato,
visto que o profeta sai do campo físico e entra no campo espiritual : "Nós
o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado
pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades. O castigo que nos
traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós
andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo caminho, mas o
senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós". Vejam que o sentido
é o de termos sidos trazidos de volta a Deus através do sofrimento de Cristo.
Isso é confirmado pelo
apóstolo Pedro, que cita esse mesmo texto, num contexto que nada tem a ver com
cura física.
1 Pd 2:24 Levando ele mesmo em seu corpo os nossos
pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver
para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. 25 Porque éreis como
ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas
almas.
6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada
um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade
de nós todos.
7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua
boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os
seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
8 Da opressão e do juízo foi
tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes;
pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
Do versículo 4b ao versículo 8
Isaías se refere à morte de Cristo
Ele foi morto por morte
violenta e injustamente ( "por juízo opressor foi arrebatado" -
versão atualizada e "foi cortado da terra dos viventes" ).
Não deixou descendentes (
"e da sua linhagem, quem dela cogitou? " - versão atualizada ).
9 E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o
rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua
boca.
Esse versículo refere-se ao seu sepultamento e já
previa que Cristo morreria com os ladrões na cruz ( "puseram a sua
sepultura com os ímpios ") e que o rico José de Arimatéia cederia seu
sepulcro para Cristo ( "mas com o rico esteve na sua morte ").
10 Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o
enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua
posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na
sua mão.
Ressurreição de Cristo : depois de morto Ele veria a
sua posteridade; ao contrário do versículo 8, onde Ele morreria sem deixar
descendentes, na sua ressurreição ele teria descendência ( "verá a sua
posteridade"), que somos nós, os salvos pelo seu sangue.
11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará
satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos;
porque as iniqüidades deles levará sobre si.
Os vv 11 e 12 falam da sua glorificação e todos os
salvos são o seu "despojo". São a recompensa pela sua morte.
12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os
poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e
foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e
intercedeu pelos transgressores.
RESUMINDO: O CAPÍTULO 53 DE Isaías fala não só da
morte de Cristo, como muitos pensam, mas de toda a sua vida, desde o seu
nascimento, ministério terreno, rejeição, crucificação, morte, ressurreição e,
por fim, glorificação.
E que Deus nos ajude a compreender a Sua Palavra.
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